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sábado, 25 de abril de 2015

ILHAS ARTIFICIAIS DE DUBAI



Um dos projetos de engenharia mais audaciosos do nosso tempo se encontra no Golfo Pérsico. As Palm Islands são ilhas artificiais que se encontram em Dubai e são consideradas os maiores projetos de engenharia em todo mundo. A primeira construída foi a Palm Jumeirah, iniciada em 2001 e que começou a funcionar por completo em 2009, que se estende por mais de 5 quilômetros da costa. Ela é tão grande que pode ser vista do espaço e sua construção foi considerada um grande desafio.


A grande parte das grandes construções existentes no nosso planeta é feita de concreto e aço, entretanto a Palm Jumeirah foi construída apenas com materiais naturais – Pedras e Areia –pois ela deveria está em harmonia com a região. A quantidade de material utilizada na construção seria suficiente para construir um muro de 2,5 metros de altura ao redor do planeta. Dubai, que se encontra nos Emirados Árabes Unidos, é um reino construído com a força da riqueza do petróleo. Buscando fontes de renda alternativa para o futuro, os líderes locais decidiram transformar o local no destino turístico mais luxuoso do mundo. 


Todavia, o maior problema era a extensão de sua costa, que não fornecia espaço suficiente para cumprir o objetivo, surgiu à ideia da criação da ilha, cujo formato foi pensado para reforçar a ideia de um cenário paradisíaco. Ela aumenta a extensão da costa do país em 56 quilômetros.



Para concretizar essa ideia, foram contratados engenheiros holandeses, pois a Holanda é especialista em controlar o mar, aumentando, através de suas técnicas, sua área terrestre em 35%. Inicialmente, eles precisaram comprovar que a realização da obra seria possível e se ela ficaria no lugar. Foi elaborado um quebra-mar em torno da ilha. Para calcular suas dimensões, foram utilizadas variáveis como a força das tempestades que atingem a região e o efeito do aquecimento global no nível dos oceanos. Os estudos na região comprovaram que ela era um ótimo local para a construção, pois o golfo tem em média 30 metros de profundidade e 160 km de largura, sendo pequeno e raso para ocorrer catástrofes provocadas por ondas. Todavia, as tempestades eram preocupantes, o que tornou realmente necessário a construção, deveria ter no mínimo 3 metros a mais que o tamanho médio das ondas e ter 11,5 km de extensão. Hoje, a Palm Jumeirah está erguida cerca de 4 metros acima do nível do mar e está assentada a 10 m da água em seu ponto mais profundo.
A areia, revestida por um geotêxtil permeável que evita erosões, compõe a camada inferior do quebra-mar. Uma tonelada de pedras cobrem a areia e duas camadas de pedras grandes, que pesam até seis toneladas cada, protegem a estrutura. O quebra-mar também tem duas aberturas de 100 m de cada lado para eliminar a estagnação dos 16 canais estreitos e profundos. Esses espaços permitem que a água circule totalmente a cada 13 dias.
Embora tenham acontecido alguns acidentes durante a obra devido à força das águas, os projetistas acreditam que o quebra-mar irá proteger a ilha em formato de palmeira das mudanças climáticas normais do golfo, e até de tempestades de grandes proporções. Eles até sugerem que as vilas, a apenas 3 m acima do nível do mar, ficarão protegidas do aumento do nível das águas devido ao aquecimento global.
As ilhas foram construídas com areia dragada do leito do mar. Palm Jumeirah é composta por 92 milhões de metros cúbicos de areia do oceano vibro-compactada no local. A vibro-compactação aumenta a densidade da areia solta, saturando-a com jatos de água e vibrando-a com sondas.

Para acertar o formato complexo das ilhas, designers e construtoras utilizaram os Sistemas de Posicionamento Global (GPS) para planejar a palmeira e assegurar que a areia seja colocada no lugar certo.
Palm Jumeirah já está repleta de vilas e hotéis. Os compradores são uma mistura de moradores mais antigos, veranistas e especuladores que esperam ganhar dinheiro com preços absurdamente altos. Durante a construção os trabalhadores moraram nas folhagens da ilha e em navios de cruzeiro ancorados.

Para facilitar o turismo e a vida dos moradores, o túnel Sub-Sea, sob o mar e com seis faixas para veículos, conecta Palm Jumeirah ao continente. Os trabalhadores utilizaram uma represa para drenar a área e escavar o leito do mar antes de liberar a água novamente. A ilha ainda acomoda o Monorail, um monotrilho que cruza toda a cidade de Dubai indo até a Palm Jumeirah.


postagem: <Laine Morais>

3 comentários:

  1. A engenharia como sempre dando show em relação a melhorar a qualidade de vida com inovações e oportunidades de expansão.

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  2. a engenharia a cada obra prova que não podemos inventar desculpas para nossos problemas e sim encontrar soluções

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  3. Bom texto, explícita as técnicas utilizadas na construção da Ilha.

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